O Salão Nobre da Casa do Campino acolheu, na quinta-feira, 12 de dezembro, o 1º Encontro Nacional de Vinhos Biológicos, promovido e organizado pela AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e pela AMPV – Associação do Municípios Portugueses do Vinho, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém que contou com a participação de Nuno Russo, Vereador do Município de Santarém, com o Pelouro da Agricultura e Florestas, na sessão de abertura desta iniciativa, que decorre no âmbito da Cidade do Vinho 2024.
O Vereador da Câmara Municipal de Santarém endereçou “os votos de bom trabalho na concretização deste programa sobre vinhos biológicos” e lembrou que “Santarém é Cidade do Vinho, este ano, e tem organizado diversas iniciativas com o objetivo de dar a conhecer o território e promover os vinhos produzidos nesta região, de forma a contribuir para o desenvolvimento económico-social e a sustentabilidade ambiental, valorizando a vitivinicultura, o mundo rural, as dinâmicas culturais e o Enoturismo”.
A sessão de abertura também contou com a participação de Jaime Ferreira, Presidente da Direção da AGROBIO, José Arruda, Secretário-Geral da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho e de Luís Castro, Presidente da CVR Tejo.
Ao longo do dia são abordados temas como: Agricultura Biológica – Enquadramento; Regras e Normas de Produção; Sequestro de Carbono; Vinhos Biológicos na AMPV; Controlo e Certificação; Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade para o Setor Vitivinícola; Comercialização dos vinhos biológicos; Impacto do Mercosul nos vinhos Portugueses; Importação de vinhos em Portugal (preços e stocks); Mercado dos Vinhos Biológicos; Comercialização de Vinhos Biológicos no Panorama Nacional; Bio-regiões e os Vinhos e Mercado de Vinhos.
A Câmara de Santarém tem um Protocolo de Colaboração com a AGROBIO e já concretizou o Projeto do Mercado Agrobio em Santarém. Em breve vai concretizar-se o Projeto das Hortas Comunitárias e Sociais na ex EPC – Escola Prática de Cavalaria.
Esta iniciativa realiza-se numa altura em que a produção enfrenta grandes desafios, em Portugal e na Europa, pelo que surge a necessidade de encontrar formas de defender a vitivinicultura biológica nacional, contrariar o abandono de áreas vitivinícolas e garantir o rendimento dos agricultores.
Este Encontro tem ainda como objetivo contribuir para o debate dos desafios críticos que o setor enfrenta e, sobretudo, propor soluções promotoras do seu desenvolvimento nas dimensões social, económica e ambiental.
Fonte/Foto: CM Santarém