Em
Jornal de Santarém

2024/07/30

Abate de árvore garante segurança na circulação pedonal

Concelho

No âmbito do trabalho permanente de gestão e manutenção do arvoredo urbano, e no seguimento de uma avaliação do estado fitossanitário das árvores existentes nos espaços verdes da cidade, o Município de Santarém identificou uma árvore seca, da espécie Robinia pseudoacacia, localizada em caldeira, no Largo Padre Francisco Nunes da Silva.

Neste sentido e uma vez que se verificou a existência de risco e perigo sobre a segurança de pessoas e bens resultantes de eventual queda desta árvore ou dos seus ramos, visto que esta se encontra seca, estando comprometida a estabilidade mecânica da árvore, torna-se necessário proceder ao seu abate e respetiva remoção no dia 30 de julho.

A decisão de abater qualquer árvore resulta sempre de uma séria avaliação e da procura de alternativas capazes de manter a segurança e dignidade das espécies arbóreas.

Atendendo à legislação em vigor, que estipula que em caso de abate, é obrigatória a reposição de arvoredo que garanta a duplicação do nível de sequestro de CO2, preferencialmente recorrendo a árvores nativas do concelho, vai ser plantada uma nova árvore para substituir esta.

O Município de Santarém pede desde já a compreensão de todos os munícipes pelos condicionalismos de circulação, que podem ocorrer durante o trabalho de abate e remoção da árvore.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Politécnico de Santarém acolhe a 4ª extensão do Women’s Film Festival
17/04/2025
4º Encontro Distrital de Walking Football joga-se no dia 22 de abril
17/04/2025
Mandato de detenção pelo crime de violência doméstica
16/04/2025
Santarém revive a Semana Santa na Catedral e na cidade
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
AF Santarém | Resultados | Futebol
15/04/2025
LS Lezíria dinamiza nova formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025