A secção de petanca da Associação Académica de Santarém (AAS) conseguiu o segundo lugar na eliminatória nacional de tripletes (3 atletas), um resultado que colocou os scalabitanos como o único clube da Associação de Petanca da Zona Centro (APZC) com representação nas principais finais nacionais.
Nas finais nacionais 2023, a Briosa vai colocar Silvia Ramos (Campeã Regional 2023) e Filipa Antunes em “Tiro Precisão Femininos”, no dia 22 de julho, Carlos Monteiro (Campeão Regional 2023) e Orlando Melgada em “Mão-a-mão Masculinos” e Filipa Antunes (Campeã Regional 2023) e Diana Vicente em “Mão-a-mão Femininos”, a 7 de maio, Florian e José Queirós na defesa do Título de 2022 em “Dupletes Masculinos” e Ana Parreira e Marie Remy em “Dupletes Femininos”, a 2 de julho, a que se soma ainda Carlos Monteiro, José Queirós e Loic Baia “Tripletes Masculino”, a 4 junho.
“Em 2023, a prestação desportiva já supera as expectativas e objetivos delineados pelo elenco diretivo”, afirma um comunicado da secção”, que sublinha ainda o “aumento de atletas praticantes, em especial nos femininos, com cerca de 15 atletas”.
Recorde-se que a secção de petanca da AAS iniciou o seu percurso competitivo em 2022, a nível regional em estreita colaboração com a APZN), e a nível nacional e internacional na realização e participação em eventos da Federação Portuguesa de Petanca (FPP).
“Destacamos a organização conjunta da Copa Ibérica, disputada entre os selecionados de Portugal e Espanha no Jardim das Portas do Sol, em Santarém, e a realização da Taça de Lisboa e Vale do Tejo, com a participação de mais de 200 atletas, na praça de Touros Celestino Graça”, afirma o clube.
“Foram inscritos na FPP 33 atletas, sendo 9 atletas femininas, que colocou a AAS com a maior representação do género em competição, e foi também coletivamente que recebeu a Taça de Participação APZC 2022, que premiou a assiduidade e maior representação de atletas em prova durante o Campeonato.
“A maior conquista desportiva de 2022 foi obtida pela dupla Florian e José Queirós, que se sagraram Campeões Nacionais em Dupletes.”, sublinha ainda a Briosa.