O projeto para construção de um novo aeroporto na zona de Santarém tem vindo a conquistar apoios e a hipótese de essa infraestrutura vir a ser localizada a norte do Tejo volta a ganhar consistência. Primeiro-ministro aponta “decisão definitiva” sobre a localização para final de 2023 depois de avaliação ambiental estratégica às várias alternativas.
A discussão sobre um aeroporto em Santarém está na ordem do dia e os políticos da região começam a tomar posição. Em Tomar o tema fez irritar a presidente da câmara por causa da base de Tancos. Em Rio Maior o executivo garante que vai defender o aeroporto em Santarém.
O aeroporto de Santarém está a mexer com os políticos da região. Em Tomar o tema fez irritar a presidente do município, Anabela Freitas, à margem da Conferência Crescimento e Sustentabilidade em Tomar, que se realizou a 7 de Setembro.
Apesar de garantir que o projecto de conjugação mista de aviação civil e aviação militar na base de Tancos “não está em competição com outros projectos como o de Montijo ou de Alcochete”, Anabela Freitas não quis falar do aeroporto em Santarém, mas lamentou que “haja pessoas dentro da própria CIMT que põem agendas pessoais à frente dos interesses da região esquecendo até o território onde residem”. Sem esclarecer a quem se dirigiam as farpas, a autarca frisou, contudo, que as críticas não eram para nenhum dos demais 12 municípios e respetivos autarcas que compõem a CIMT.
Já em Rio Maior o aeroporto em Santarém mereceu destaque na reunião de câmara de sexta-feira, 9 de setembro. O assunto foi puxado pelo vereador socialista Miguel Paulo que, face às notícias que têm vindo a público, apelou a que a Câmara de Rio Maior “lute ativamente” por aquele que defende ser um “polo de desenvolvimento na região”. A resposta do vice-presidente da autarquia, João Lopes Candoso (PSD), que presidiu à reunião do executivo municipal na ausência do presidente da câmara, Filipe Santana Dias, em férias, não se fez esperar. De acordo com João Candoso a Câmara de Rio Maior assumirá a “linha da frente” de defesa do aeroporto de Santarém considerando que é “o projeto que poderá trazer mais vantagens para Rio Maior”.