Em
Jornal de Santarém

2025/03/27

Comemorações do 25 de Abril trazem nomes históricos ao concelho de Santarém

Concelho

O Município de Santarém apresentou no dia 7 de março, o programa das COMEMORAÇÕES DO DIA 25 DE ABRIL que se vão realizar ao longo do próximo mês de abril em todo o Concelho. Entre um espetáculo original, criado propositadamente para assinalar a data, concertos com grandes nomes da música portuguesa, peças de teatro, um ciclo de cinema alusivo ao tema, exposições de fotografia, ou lançamento de livros sobre o período de ditadura, o vasto programa estende-se igualmente às freguesias, com a iniciativa Abril’Arte.

Na manhã de 3 de abril, tem lugar pelas 11h, a habitual cerimónia de TRIBUTO A SALGUEIRO MAIA, no dia em que se assinala o nascimento do malogrado Capitão de Abril, no Jardim Dos Cravos, onde, à semelhança de anos anteriores contará com a participação do Exército Português.
Também a 3 de abril é inaugurada no Jardim da República, pelas 12h30, uma exposição de fotografia sobre as ‘NOVAS CARTAS PORTUGUESAS – O Processo das 3 Marias’, com imagens e Jorge da Silva Horta que fotografou as autoras: Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno. Em conjunto, escreveram o polémico e revolucionário livro “Novas Cartas Portuguesas”, que deu origem a um processo judicial.
No Jardim da Liberdade, a tarde de 3 de abril, será dedicada à arte urbana, a partir das 15h00, com o início a pintura do MURAL DE ABRIL, com João Maria Ferreira acompanhado por alunos que frequentam o “Atelier do João”, sob a orientação do artista plástico escalabitano.
No ano em que se comemoram os 100 ANOS DE CARLOS PAREDES, o Círculo Cultural Scalabitano recebe um espetáculo musical na noite de 3 de abril, pelas 21h30, com Luísa Amaro, a companheira do falecido guitarrista, Mafalda Lemos e Gonçalo Lopes. O espetáculo vai evocar a personalidade única da guitarra portuguesa, tocada por Luísa Amaro e Mafalda Lemos, colocada em evidência pela elegante e discreta presença do clarinete de Gonçalo Lopes. Será uma subtil e constante inquietude, tão intrínseca e requintadamente lusitana, que se reflete no trabalho de Luísa Amaro através da evocação de um Portugal mourisco, como expressão de uma insinuante nostalgia. Se a saudade fosse som, teria a voz do seu instrumento.

Os bilhetes para o espetáculo têm o preço único de 5€ e encontram-se à venda no Centro Cultural Regional de Santarém e na loja de fotografia, Emoção D’Imagens.
Na noite de sexta-feira, 4 de abril, pelas 21h30, o cantor CARLOS ALBERTO MONIZ apresenta o espetáculo MEMÓRIAS VIRADAS PARA O FUTURO, no Teatro Sá da Bandeira, a partir das 21h30.O conhecido músico açoriano, também um dos maiores símbolos da música popular portuguesa da sua geração, comemora 55 anos de vida artística e apresenta as suas canções e histórias, num concerto de onde percorre uma carreira bem conhecida dos portugueses.

A 5 de abril, pelas 21h30, sobe ao palco do Teatro Sá da Bandeira, o espetáculo JP SIMÕES CANTA JOSÉ MÁRIO BRANCO, onde o cantor de Coimbra, antigo integrante do grupo Belle Chase Hotel, presta uma sentida homenagem a José Mário Branco, uma das personalidades que mais marcaram a música portuguesa desde a década de 1960, como cantautor, compositor, arranjador e produtor musical, e que nos deixou em 2019.
Também neste dia, durante a tarde de sábado, 5 de abril, pelas 16h00, será inaugurada no Centro Cultural e Regional de Santarém a exposição CAMINHOS DE ABRIL.
Para quinta-feira, 10 de abril, depois das 21h30, a sala do Centro Cultural Regional de Santarém recebe MANUEL FREIRE, POEMAS E CANÇÕES DE UMA VIDA, um espetáculo que faz também parte das comemorações dos 13 anos do Núcleo AJA Santarém, entidade empenhada em manter viva a memória do músico Zeca Afonso. MANUEL FREIRE interpretou alguns dos temas que fizeram história na resistência ao regime do Estado Novo, com especial destaque para a canção ‘Pedra Filosofal’, com poema de António Gedeão, que se tornou num hino da resistência contra a ditadura e a guerra colonial.
Os bilhetes para o espetáculo têm o preço único de 5€ e encontram-se à venda no Centro Cultural Regional de Santarém e na loja de fotografia, Emoção D’Imagens.

A peça de teatro HERÓIS DO IMPOSSÍVEL de JOÃO GARCIA MIGUEL será apresentada na noite de sexta-feira, 11 de abril, pelas 21h30, no Teatro Sá da Bandeira. O enredo acompanha a vida de um casal no período após a revolução, onde se revela a força dos opostos na sua máxima tensão. O texto baseia-se nas histórias do diário que Natália Correia começou a escrever no dia 25 de Abril de 1974 e no testemunho de um dos capitães de Abril, pai do autor. Este espetáculo, comemorativo dos 50 anos do 25 de abril, que propõe uma viagem ao lado mais íntimo da Revolução dos Cravos: a transformação ocorrida no seio das relações familiares.

GISELA JOÃO regressa a Santarém na noite de sábado, 12 de abril, onde apresenta o espetáculo INQUIETA no Teatro Sá da Bandeira, a partir das 21h30. Neste concerto, a cantora, celebra o espírito de Abril com a sua entrega plena a um conjunto de históricas canções que a tocam de forma profunda. Nestas canções, a artista perde-se e encontra-se, sempre com a liberdade, o mais precioso dos bens, como farol.

No dia de terça-feira, 15 de abril, os festejos passam pela sede da Sociedade Recreativa Operária de Santarém. A partir das 18h00 realiza-se uma conversa sobre SANTARÉM NA LUTA PELA LIBERDADE (1926-1974), seguida de um JANTAR CONSPIRATIVO, após as 20h00.

Nome fortemente associado ao 25 de Abril, o cantor PAULO DE CARVALHO atua em Santarém na noite de 17 de abril, pelas, 21h30, no Convento de São Francisco. O cantor traz o espetáculo E DEPOIS DO ADEUS? CONTAR CANTIGAS – VOZ E PIANO, onde recorda os seus 60 anos de carreira.O artista marcou momentos cruciais da música portuguesa, sempre com a sua voz extraordinária. Neste espetáculo mais intimista que apresenta aos escalabitanos, será apenas acompanhado pelo consagrado pianista cubano, Victor Zamora.

Na noite de quinta-feira, 24 de abril, pelas 21h30, o grande auditório do CNEMA recebe um espetáculo completamente original, criado propositadamente para esta data pelo encenador NUNO PINO CUSTÓDIO, artista nascido com carreira reconhecida a nível nacional. O encenador montou um espetáculo comunitário e colaborativo de teatro que festeja o 51° aniversário do 25 de Abril, contando com a participação de 70 elementos locais que responderam à chamada de voluntários. “Será também um pretexto para falar mais sobre a cidade de Santarém, sendo que terá sempre uma perspetiva universal”, confessa o encenador, também responsável pela escrita do texto que será representado.

Os festejos do dia 25 de abril, sexta-feira, começam pela manhã, pelas 10h30, com o desfile de BANDAS ACORDAM A CIDADE, com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica Alcanedense, da Banda da Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gansaria e da Banda da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho.
Cada banda fará um percurso que culmina no Jardim dos Cravos. O percurso começa no Largo Comendador Paulino da Cunha e Silva, segue pela Rua Dr. António Maria Galhordas, Avenida dos Combatentes, Largo Cândido dos Reis, Avenida Marquês Sá da Bandeira até ao Jardim dos Cravos, junto do Monumento a Salgueiro Maia. O percurso B tem início no Largo Infante Santo, em frente à antiga Escola Prática de Cavalaria, e continua pela Rua Cidade da Covilhã, Praça Sá da Bandeira, Rua Capelo e Ivens, Rua João Afonso, Largo Cândido dos Reis, Rua Pedro de Santarém, Praceta Pedro Escuro e Jardim dos Cravos. Finalmente, o percurso C parte da zona do Sacapeito, junto Santarém Hotel, e segue pela Avenida Madre Luísa Andaluz, Rotunda António Gomes de Abreu, Avenida Grupo de Forcados Amadores de Santarém, Avenida D. Afonso Henriques e Jardim dos Cravos.

Também pela manhã, a partir 10h30, até perto das 17h00, no Jardim da República HÁ FESTA NO JARDIM, com a participação de agentes culturais do Concelho. Aqui terão lugar várias atividades naquela que se pretende que seja uma festa com cultura, saberes, sabores e tradições para celebrar a liberdade.

Ainda durante a amanhã, pelas 11h00, realiza-se no Jardim dos Cravos a cerimónia CRAVOS PARA SALGUEIRO MAIA, numa parceria com o Exército Português. Pouco depois, pelas 12h30, terá lugar uma REINAUGURAÇÃO do MURAL DE ABRIL, uma obra de arte urbana instalado o ano passado e que volta a ter protagonismo dos festejos de 2025.

Na antiga ESCOLA PRÁTICA DE CAVALARIA decorre após as 13h00 um ALMOÇO COMEMORATIVO DO 25 DE ABRIL, a semelhança do que acontece há vários anos
Durante a tarde de 25 de abril, realiza-se o DESFILE DA LIBERDADE, MARCHAR PELO FUTURO, com partida pelas 16h45 do Jardim da República, seguindo pelo Jardim da Liberdade, Largo Cândido dos Reis, Avenida General Marquês Sá da Bandeira, Jardim dos Cravos, Praceta Pedro Escuro, Rua Pedro Santarém, Largo Cândido dos Reis, Rua João Afonso, Rua 1.º de Dezembro, Rua Vila de Belmonte, terminando no Largo Pedro Álvares Cabral, junto da Igreja da Graça.

O último evento para o dia 25 de abril, tem lugar a partir das 17h30, na Igreja da Graça, onde se realiza o ENCONTRO DE COROS COMEMORATIVO DO 25 DE ABRIL | DESDE 1976 A CELEBRAR A LIBERDADE E A DEMOCRACIA, com a participação do CORO DO CÍRCULO CULTURAL SCALABITANO, responsável pela organização, do CHARALES CHORUS do Centro de Artes e Ofícíos Roque Gameiro, de Minde, do CORO DA SOCIEDADE MUSICAL de Paderne e do CORO POLIFÓNICO DA CASA DO POVO de Tondela.

Também no âmbito das COMEMORAÇÕES DO DIA 25 DE ABRIL, o Cineclube de Santarém selecionou um conjunto de filme que serão sempre projetados na tela do Teatro Sá da Bandeira, pelas 21h30. Assim, para quarta-feira, 2 de abril, passa o filme POR TI, PORTUGAL, EU JURO, de Sofia de Palma Rodrigues. Quarta-feira, 9 de abril, será vez de DAHOMEY, de Mati Diop, enquanto na quarta-feira seguinte, 16 de abril, pode ser visto AQUELES QUE FICARAM, de Mariana Valverde e Humberto Candeias

Na terça-feira, 22 de abril, e na quarta-feira, 23, o Teatro Sá da Bandeira acolhe entre as 10h00 e as 14h30, a 4.ª Extensão em Santarém do FESTIVAL DE CINEMA OLHARES DO MEDITERRÂNEO, numa parceria com o Centro de Línguas e Culturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e a Família de Francisco Tavares Rosa
Na mesma noite de 23 de abril, o Cineclube de Santarém sugere SEMPRE, de Luciana Fina. Para sábado,26 de abril, está prevista uma primeira apresentação do FICS - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE SANTARÉM, com a projeção de A LEI DA TERRA, do Grupo Zero. Finalmente, na noite de quarta-feira, 30 de abril, passará À MESA DA UNIDADE POPULAR, realizado por Isabel Noronha e Camilo de Sousa.

 

Fonte/Foto: CM Santarém
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Freguesia Arneiro das Milhariças acolheu quinhentos jovens cientistas de palmo e meio
28/03/2025
Santarém associa-se à 11ª edição do Tejo Cup
28/03/2025
Três indivíduos detidos em flagrante por furto em anexo de residência
27/03/2025
Comemorações do 25 de Abril trazem nomes históricos ao concelho de Santarém
27/03/2025
Livro de receitas que contam histórias do passado apresentado no Pátio das Freguesias
26/03/2025
Quinta do Galinheiro reforça oferta de alojamento para estudantes do IPSantarém
26/03/2025
A DITADURA DAS PSEUDODEMOCRACIAS
25/03/2025
Esta terça-feira não perca Tony Carreira nas Festas de S. José
25/03/2025