Santarém vai ser a sede das comemorações nacionais do Dia do Exército, que este ano se assinalam de 19 a 24 de outubro, com a maior parte das atividades a terem palco em locais emblemáticos da cidade.
O grande destaque vai para a cerimónia militar a realizar no dia no dia 23, domingo, a partir das 12h00, no Campo Infante da Câmara, onde durante cerca de uma hora desfilarão elementos e equipamentos representativos das principais valências do exército português.
Outra das atividades de maior relevo é a Expo Exército 2022, que se realiza no Jardim da Liberdade, de 19 a 23 de outubro, entre as 10h00 e as 21h00, onde haverá demonstrações de cinotécnica, inativação de engenhos explosivos, defesa nuclear, biológica, química e radiológia, uma torre de multiatividades, confeção de pizzas em padaria de campanha, experiências de realidade virtual e disponibilização de atos médicos, entre outras atividades.
Na apresentação do programa das várias atividades a realizar ao longo dos seis dias, Rui Ferreira, Major-General Chefe do Gabinete do General Chefe do Estado-Maior do Exército, apresentou como razões para a escolha de Santarém a proximidade do exército, não só a Santarém como a todo o distrito, onde se situam vários equipamentos, e a história, uma vez que o Dia do Exército, que se comemora a 24 de outubro e assinala a conquista de Lisboa aos Mouros, seria muito mais difícil se meses antes, a 15 de março de 1147, D. Afonso Henriques não tem conquistado Santarém.
O Major-General afirmou ainda que, além de interagir com as pessoas e dar a conhecer as várias valências do exército, estas comemorações visam cativar os jovens para a vida militar e contribuir para que a população tenha orgulho das suas forças armadas.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, agradeceu a escolha da cidade para estas comemorações, salientando o forte contributo que a antiga Escola Prática de Cavalaria teve para o exército e para a história de Portugal.
O autarca afirmou que nunca percebeu ouviu nenhuma justificação que o convencesse sobre a saída da EPC da cidade e exortou a população do concelho e dos municípios vizinhos a associarem-se a estas comemorações.