Em
Jornal de Santarém

2022/12/06

Reino do Natal ilumina Santarém e freguesias na próxima quarta-feira

Concelho

Santarém inaugura na quarta-feira a época natalícia, com iluminação na cidade e nas freguesias, o Reino de Natal, com diversões e mercadinho, no Jardim da Liberdade, e animações como estátuas vivas e uma parada de Natal.

O presidente da associação de comerciantes da cidade, David Dias, disse à Lusa que, este ano, para atrair mais compradores ao centro histórico, vai ser sorteado um carro urbano elétrico e saudou mais uma edição da campanha de 10.000 ‘vouchers’ financiada pela Câmara de Santarém, em que vales de cinco euros permitem compras no dobro do valor.

Considerando estas iniciativas “um bom incentivo” às compras no comércio local, David Dias afirmou que, este ano, além das atividades centradas no Jardim da Liberdade, vai ser criado um outro espaço no Largo Padre Chiquito, junto à sede da associação, com uma Casa dos Avós Natal, iluminação e exposição do carro a sortear.

A associação pretende “ensaiar” um projeto que ainda tentou dinamizar este ano, mas que espera poder vir a concretizar em 2023, com a criação de vários pontos de animação, nomeadamente nos Largos Padre Chiquito e de Marvila (que vai entrar em breve em obras de requalificação), levando as pessoas a circular pelo centro histórico, ao invés de se concentrarem em apenas um local.

A partir de quarta-feira e até 08 de janeiro, o Jardim da Liberdade fica transformado no Reino de Natal, oferecendo diversões como a Mini Roda Gigante, a Casa do Pai Natal, a Pista de Gelo, o Carrossel Vintage, Street Food, o Túnel Mágico, o Mercadinho de Natal e o Comboio Infantil, acolhendo em alguns dos dias iniciativas como pinturas faciais, palhaços, magia, jogos tradicionais, contos e criação de postais de Natal, animação de rua.

Para a próxima quinta-feira está ainda marcada uma “caminhada solidária”, às 17:00, “para ver as luzes de Natal”, na sexta-feira haverá estátuas vivas, estando ainda prevista uma “parada de Natal”, no domingo, às 15:00, iniciativas que David Dias considera importantes para criar dinâmica e trazer pessoas ao centro histórico.

Saudando o apoio da Câmara Municipal e da União de Freguesias da Cidade de Santarém, o presidente da Associação Comercial, Empresarial e Serviços (ACES) disse que a expectativa dos comerciantes é este ano mais elevada do que em 2021, apesar do contexto económico atual, afetado por uma inflação elevada.

Segundo afirmou, há a perceção de que existem mais residentes jovens no centro histórico e, embora continuem a existir muitas lojas desocupadas, “já esteve pior”, havendo mais comércio do que há dois/três anos.

O município criou este ano a iniciativa “Vamos ver as montras”, exibindo nas lojas encerradas fotografias antigas do espaço e/ou recortes de jornais sobre atividades comerciais que se realizavam no centro da cidade no século XX.

Cumprindo a determinação do Governo, com vista à poupança energética, a iluminação decorativa na cidade e nas freguesias funcionará entre as 18:00 e as 24:00.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Dois arguidos de 64 e 28 anos por crime de furto de gerador
6/02/2026
Corso de Carnaval de Santarém cancelado devido às condições meteorológicas
6/02/2026
Ponte Salgueiro Maia encontra-se encerrado ao trânsito
5/02/2026
Município e Proteção Civil ativam medidas urgentes de proteção à população
5/02/2026
Lançado concurso do Programa de Voluntariado do Centro de Recolha Oficial de Animais
4/02/2026
AFS no Torneio Interassociações Futsal Sub-13 Masculino
4/02/2026
Conselho Municipal do Desporto reagendado para 12 de fevereiro
3/02/2026
Radares de Velocidade | Santarém | fevereiro 2026
3/02/2026