Unidade que presta apoio à população adulta seguida pelo Departamento de Saúde Mental e Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém foi criada durante a pandemia de Covid-19.
A equipa de Saúde Mental na Comunidade do Hospital Distrital de Santarém (HDS) efetuou 900 visitas domiciliárias durante os últimos dois anos, anunciou o hospital. A equipa que presta apoio à população adulta seguida pelo Departamento de Saúde Mental e Psiquiatria do HDS foi criada durante a pandemia de Covid-19. A sua missão é prestar cuidados globais essenciais de saúde mental, a nível de ambulatório e de internamento, visando minimizar recaídas da doença mental grave e reduzir o impacto da Covid-19.
A realização de teleconsultas e de consultas domiciliárias permite diminuir o recurso ao Serviço de Urgência e eventuais internamentos. Segundo o HDS, nestes dois anos de atuação, destacam-se, sobretudo, os ganhos em saúde ao nível da diminuição de internamentos e da reabilitação social, assim como a diminuição do absentismo do cuidador. “Pensamos que, neste momento, com o conhecimento que temos sobre a Covid-19, conseguimos ultrapassar as dificuldades iniciais e trabalhar melhor a saúde mental dos nossos utentes. Através do envolvimento da comunidade e das famílias, procuramos criar contextos facilitadores”, refere a equipa, que pretende alargar o âmbito do seu trabalho à informação, psicoeducação e intervenção cognitiva e emocional.