As garraiadas académicas, que há anos eram um marco nas tradições portuguesas no que toca à cultura taurina, estão de regresso a Santarém, no dia 4 de maio, às 18h00, na Monumental Celestino Graça, por ocasião da Semana Académica de Santarém, com entradas livres.
O cartel será composto pelos cavaleiros Marco Santos, Vasco Veiga, Juan de José e Fernando “El Fetal” e as suas quadrilhas, e ainda por dez grupos de forcados universitários. Serão lidados quatro novilhos das ganadarias António Silva, Rosa Rodrigues, Santa Maria e Santos Silva. As pegas ficaram a cargo dos Leões da Agrária de Santarém, Escola Superior de Gestão de Santarém, Escola Superior Agrária de Santarém, ISLA de Santarém, Instituto Superior de Agronomia - ISA, Javalis da Mitra - UE, Raposos da Comenda - Agrária de Elvas, Escola Superior Agrária de Castelo Branco, Escola Superior Agrária de Beja e Escola Superior Agrária de Coimbra.
Haverá ainda duas rezes bravas para que os estudantes curiosos e atrevidos tenham oportunidade de mostrar os seus dotes. No final haverá música e animação.
Na apresentação do evento, o vice-presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, destacou a importância deste regresso da garraiada académica a Santarém. “Somos a Capital do Ribatejo. O Cavalo, o touro, o forcado e o campino são símbolos importantes das nossas tradições. O regresso da garraiada académica é uma tradição agora recuperada no nosso território e é uma aposta para a continuidade nos próximos anos. Queremos que os nossos jovens vivam as nossas tradições e vivam Santarém com alegria e amor ao nosso querido concelho”, disse.