Fábio Silva e Guilherme Lopes, atletas da Roda Livre Cartaxo Team, estiveram no fim de semana passado em ação, na meia-maratona da XII BTT Terras do Toiro, organizado pelo AREPA BTT.
No final, Fábio Silva conquistou o primeiro lugar na geral e primeiro em Master 30; já Guilherme Lopes foi décimo na geral, segundo classificado em Master 50.
Na 1ª Rota Vale do Alcôa, na meia-maratona, Vítor Hugo foi nono na geral e terceiro em Master B.
A prova disputou-se por trilhos de terra batida, serpenteando pelas herdades aí existentes, em ambas as opções do percurso os atletas podiam ser guiados por GPS, mas nem havia necessidade pois a organização brindou os participantes com imensa identificação do percurso em locais que poderia deixar algumas dúvidas.
Um único ponto de abastecimento, comum a ambas as distâncias na zona de barragem, fez com que a maioria dos atletas da distância Maratona preferisse levar dois bidons para salvaguardar falta de líquidos.
O nível de dificuldade deste evento foi considerado médio, não pela parte técnica quase inexistente, mas sim pela qualidade rápida do traçado que fazia com que a média de velocidade fosse bastante elevada, algum ponto ou outro com areia solta, umas subidas curtas, mas não era isso que fazia baixar a vontade de chegar a linha de Meta.
Mas este tipo de trajeto é o famoso BTT Terras de Toiro, percursos rápidos e exigentes para os atletas pois têm de tentar manter um ritmo bastante elevado na velocidade.