Foi inaugurada a Feira da Saúde, uma iniciativa integrada nas comemorações dos 40 anos do Hospital Distrital de Santarém (HDS), que decorreu até ao dia 20 de setembro, na Casa do Campino, em Santarém. O evento foi promovido pela Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, e contou com a participação de profissionais de várias áreas, associações locais e instituições parceiras.
Na sessão de abertura, a utente convidada Maria João Jorge, doente oncológica, deixou um testemunho marcante sobre a sua ligação ao Hospital de Santarém e destacou o lado humano dos cuidados recebidos: “O Hospital de Santarém foi para mim mais do que um local de tratamento. Os auxiliares, enfermeiros e médicos, foram casa, foram família, foram luz onde não havia, nos dias mais pesados e mais tristes, são todos eles que nos erguem. Se estou aqui hoje é graças aos tratamentos, mas também graças a todos eles”, afirmou.
Na sua intervenção, João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, sublinhou a importância do momento, recordando que “estamos a celebrar 40 anos de uma história de serviço à comunidade, em prol daquilo que há de mais importante numa população e num território: os cuidados de saúde.”
O autarca destacou ainda o esforço e o rigor financeiro do Conselho de Administração da ULS Lezíria, frisando que “aprofundaram a possibilidade e a capacidade de captar, praticamente, 16 milhões de euros de investimento público para melhorar as instalações do nosso hospital.”
O presidente da Câmara concluiu, felicitando o Hospital Distrital de Santarém: “Parabéns ao Hospital por estes 40 anos. Força e continuação de bom trabalho.”
Ao usar da palavra, o presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, Pedro Marques, reforçou a dimensão comunitária e pedagógica da Feira: “Esta Feira é uma iniciativa aberta à comunidade, com 35 espaços de exposição interativos, que permitem aprender, desmistificar questões de saúde e aproximar a ULS Lezíria da comunidade. A confiança é uma palavra fundamental quando falamos de saúde, e queremos reforçá-la através da literacia em saúde e da proximidade.”
Pedro Marques sublinhou ainda que a missão da ULS Lezíria passa por “prestar serviços humanizados, com qualidade, segurança e efetividade, tanto nos tratamentos como nas políticas de prevenção da doença e de promoção da saúde, em modelo integrado” e reforçou a mensagem central da iniciativa: “A saúde é uma responsabilidade partilhada e cada um tem de fazer a sua parte.”
Referindo-se aos 40 anos do Hospital Distrital de Santarém, o responsável afirmou que “é um percurso que nos deve encher de orgulho, mas mais importante do que contemplar o passado é viver o presente e perspetivar o futuro.”
Fonte/Foto: ULS Lezíria