Em
Jornal de Santarém

2024/01/09

Fernando Gomes elogia a AF Santarém pelo seu envolvimento no processo de certificação

Desporto

Foram 43 as entidades distinguidas e que receberam os diplomas de certificação relativos ao processo que decorreu na época 2022/23.

A cerimónia realizou-se na passada sexta-feira, 5 de janeiro, no Estúdio Alfa – Hotel dos Cavaleiros, em Torres Novas, e contou com a presença do presidente da FPF, Fernando Gomes, dos diretores da FPF, Rui Manhoso e Júlio Vieira, do presidente da AF Santarém, Francisco Jerónimo e do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira.

Ao dirigir-se à plateia, repleta de dirigentes desportivos e autarcas, Fernando Gomes, fez questão de elogiar a AF Santarém pelo seu envolvimento no processo de certificação e todo o trabalho desenvolvido pelos dirigentes dos clubes.

“Eles são as células vivas do movimento desportivo e associativo português e sem a vossa dedicação e entusiasmo, o desporto em Portugal não era aquilo que é, referiu o líder da FPF, acrescentando que “as Associações Distritais são o nosso braço armado junto das populações, por isso sem elas e, em particular, das suas subcomissões de certificação não era possível a evolução verificada ao longo destes últimos anos”.

"Este é um processo exigente, mas extremamente produtivo e que leva as entidades as melhorar os seus procedimentos e os leva a transmitir uma imagem de qualidade para a comunidade”, destacou Fernando Gomes, deixando uma palavra aos autarcas da região.

"Se não fosse as autarquias, através da disponibilização das suas infraestruturas, o apoio às inscrições dos atletas, os contratos programas que assinam com os clubes, o transporte das equipas para que possam disputam as suas competições, não seria possível que a atividade desportiva chegasse ao patamar que se encontra”.

Na época de 2018/19, a AF Santarém teve cinco clubes certificados. Na temporada seguinte foram 18, na época 2020/2021 foram 29, em 2021/2022 foram 30, e em 2022/2023 foram 43 entidades.

O presidente da AF Santarém, Francisco Jerónimo, valorizou a presença do Presidente da FPF numa sessão em que se prestou reconhecimento aos 36 clubes filiados de 16 concelhos que obtiveram a certificação de 43 entidades.

“Aos dirigentes, em especial os diretores técnicos dos clubes, o nosso reconhecimento pelo esforço que tiveram para ultrapassar muitas dificuldades. Todos sabemos que o processo de certificação devia ser o reflexo do trabalho das entidades”, disse, relembrando que este processo necessita de um pequeno ajustamento para responder à base da pirâmide. “Os clubes têm de se rever neste processo para que mais possam entrar nele. Temos de fazer de tudo para que seja mais simplificado, porque quantos mais entidades certificadas existirem, mais qualidade haverá para enfrentar os desafios do futuro”.

O Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, congratulou todo o trabalho que tem sido desenvolvido pela FPF, Associação e clubes em prol do futebol e do futsal. “Saúdo todos os que fazem um esforço no dia-a-dia para manter vivas as coletividades. Não é uma tarefa fácil e requer muito trabalho e dedicação”, referiu, concluindo que há muitos desafios pela frente e os autarcas poderão ajudar”.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Politécnico de Santarém acolhe a 4ª extensão do Women’s Film Festival
17/04/2025
4º Encontro Distrital de Walking Football joga-se no dia 22 de abril
17/04/2025
Mandato de detenção pelo crime de violência doméstica
16/04/2025
Santarém revive a Semana Santa na Catedral e na cidade
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
AF Santarém | Resultados | Futebol
15/04/2025
LS Lezíria dinamiza nova formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025