Decorreu, na passada terça-feira, dia 25 de fevereiro, a formação “Lesões cutâneas associadas à humidade”, promovida pelo Grupo Dinamizador do Núcleo de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria).
O objetivo desta ação, que dá continuidade ao plano de formação da ULS Lezíria, é fornecer aos profissionais de saúde conhecimentos teóricos, técnicos e práticos para que possam planear e intervir, em equipas multidisciplinares, no cuidado de pessoas com lesões associadas à humidade, promovendo a melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados.
A ação de formação foi ministrada pela enfermeira Virgínia Linhares (UCC de Rio Maior), cujo percurso formativo se desenvolveu na área do cuidado à pessoa com ferida, e que integra atualmente a Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas da ULS Lezíria, e pela enfermeira Lénia Duque (UCC de Santarém), especialista em Enfermagem Comunitária. Ambas as formadoras são pós-graduadas em Tratamento de Feridas e Viabilidade Tecidular, e ex-membros do Grupo de Feridas Complexas do ACES Lezíria. Nesta ação de formação também participa a enfermeira Marina Santos (Consulta de Estomaterapia da ULS Lezíria) com Formação Avançada em Estomaterapia.
Os conteúdos programáticos incluem: “Dermatite associada à incontinência”, “Dermatite peri-estomal”, “Dermatite intertriginosa/Intertrigo” e “Dermatite peri-lesional/maceração peri-lesional”.
A formação será replicada nos dias 25 de março e 22 de abril.
Fonte: Unidade Local Saúde Lezíria
Foto: SNS