Em
Jornal de Santarém

2023/01/10

InsectERA com projeto de milhões a caminho de Pernes

Freguesias

A Câmara Municipal de Santarém aprovou esta segunda-feira, 9 de janeiro, a alienação de um terreno situado na Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes à empresa Entogreeen, que ali pretende implementar uma unidade industrial, construída no âmbito do projeto "InsectERA - A ERA da indústria dos insetos", financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A InsectERA visa possibilitar a industrialização, produção e comercialização de produtos inovadores com base em insetos, tanto na área alimentar (alimentação animal e humana), como na de outras indústrias (cosmética ou bioplásticos) ou no inovador setor da biorremediação (processo pelo qual organismos vivos como microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizados para reduzir ou remover - remediar - contaminações no ambiente.

 

Entre os objetivos gerais do projeto estão a criação três novas fábricas de produção de produtos derivados de insetos, a criação de uma fábrica de produção de quitosano e de um centro logístico, onde se prevê gerar 150 novos postos de trabalho. Com este programa de investimento prevê-se atingir a industrialização de, pelo menos, 100 novos produtos, processos e serviços à base de insetos para o mercado.

O terreno em causa, situado na Quinta de São João, freguesia de Pernes, está há várias décadas, tal como toda a denominada Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes, sem conseguir atrair qualquer investimento público ou privado, não existindo desta forma fixação de empresas, razão que motivou, na altura, a aquisição deste terreno por parte da Câmara Municipal de Santarém.

A autarquia acredita que este investimento do projeto InsectERA irá contribuir "para o desenvolvimento económico do concelho que refletirá uma elevação dos indicadores quantitativos da economia, esperando-se também um avanço dos indicadores qualitativos respeitantes à qualidade de vida da população. Este desenvolvimento irá gerar riqueza e melhoria da vida da população da região, contribuindo para o equilíbrio social, o respeito ao meio ambiente e à atividade agrícola regional".

"A Entogreeen está na vanguarda da indústria dos insetos", reconheceu o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, opinião corroborada pelos vereadores João Leite e Nuno Russo, que salientaram o interesse dos promotores em concretizarem este investimento, que ascenderá aos vários milhões de euros até 2026, e que será uma oportunidade de emprego para muitas pessoas.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Bino é o Patrono do Tejo Cup para a edição de 2026
30/01/2026
GNR e UCCF em ação de fiscalização a cidadãos estrangeiros
30/01/2026
Zona da Ribeira de Santarém condicionada ao trânsito
29/01/2026
Universidade Sénior de Tomar não marcou presença no Encontro Distrital de Walking Football devido tempestade Kristin
29/01/2026
Estrada de Alfange interdita ao trânsito e à circulação de pessoas
28/01/2026
Portugal vence França em Rio Maior
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
VMER de Santarém assinala 21 anos de serviço à comunidade
27/01/2026