Em
Jornal de Santarém

2025/05/23

Jornadas de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Santarém regressam ao Convento São Francisco

Concelho

A segunda edição das Jornadas de Saúde, subordinadas ao tema “Desafios, oportunidades e tendências”, teve lugar no Convento de São Francisco, numa organização da Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS).
A sessão de abertura, contou com a participação de João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Paula Carloto de Castro, Diretora da Segurança Social de Santarém, Manuel Lopes de Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), e José Miguel Noras, Provedor da SCMS.
João Teixeira Leite, felicitou a organização e destacou o trabalho das Misericórdias na resposta social aos problemas das pessoas, enfatizando a importância da colaboração entre o Governo e as instituições de saúde para garantir uma resposta eficaz e eficiente à população.
O primeiro painel contou com participação de Carlos Andrade onde abordou o “Apoio domiciliário: o futuro” e de Etelvina Ferreira que se dirigiu aos presentes falando das “Residências assistidas – uma tendência ou uma necessidade?”.
Na segunda parte das conferências, a enfermeira Sónia Malaca e o médico João Ferreira discutiram, respetivamente, a “Hospitalização domiciliária” e os “Cuidados de saúde primários – o papel que desempenham na colaboração com os serviços de saúde”.
O debate sobre “Saúde colaborativa” foi moderado pelo jornalista Paulo Bastos, onde participou João Paulo Carvalho, Vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros, sobre “O futuro das IPSS’s na saúde colaborativa”.
No período da tarde foram debatidos os “Novos paradigmas na saúde para uma longevidade saudável e ativa”, com intervenções de Raquel Medinas sobre “A importância da visão comunitária na abordagem em Saúde Mental”, Inês Mota discutindo “A microbiota intestinal como novo terapêutico e uma tendência emergente”, Tersa Paiva com o tema “Sono: o pilar invisível” e Carlos Januário sobre “Exercício físico e longevidade: uma conexão comprovada”.
Marcos Pinto, apresentador e coach, encerrou os trabalhos programados para esta sessão com uma palestra que assentou na mensagem “Cuidar de mim, sim!”.


Fonte/Foto: CM Santarém
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Dois detidos e apreendidas duas toneladas de canábis na Freguesia de Mação
11/07/2025
Dragão cuspidor de fogo vai invadir Santarém esta quinta-feira
10/07/2025
Autarca de Santarém visita obras em curso que reforçam a mobilidade e o desporto
10/07/2025
Santarém recebeu o debate “XI Encontro Arte d’Educar” na construção de comunidades educativas
9/07/2025
Gala Solidária vai reunir artistas para apoiar a Unidade de Patologia Mamária da ULS Lezíria
9/07/2025
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
CCD Porto Mendo nos oitavos de final da Taça de Portugal de Futebol de Praia
8/07/2025
AF Santarém promoveu Curso SBV-DAE
8/07/2025