Em
Jornal de Santarém

2023/05/09

Medicina Interna do Hospital de Santarém em colapso

Concelho

O Sindicato independente dos médicos (SIM) reuniu com os médicos do Hospital Distrital de Santarém (HDS) onde foram descritas situações muito preocupantes que põem em risco a qualidade dos cuidados prestados e a segurança de utentes e médicos.

A crise existente no Serviço de medicina interna do HDS é antiga e já tinha motivado vários alertas ao Conselho de Administração (CA). Infelizmente, tal como antecipado, a situação agravou-se.

Atualmente, além dos problemas previamente comunicados, junta-se outro, que se refere à escassez de Assistentes Hospitalares de Medicina Interna. Estes são atualmente manifestamente insuficientes em número para permitirem a constituição diária, de acordo com as leges artis, das equipas de Serviço de Urgência (SU) bem como do necessário acompanhamento dos doentes internados no horário disponível para tal.

Há que realçar que o serviço de Medicina Interna obviamente não se esgota na Urgência externa e no internamento, assegurando também outras valências como sejam a consulta externa, hospital de dia e urgência interna. As falhas/faltas nas escalas desta última sobrecarregam ainda mais a equipa de SU.

As escalas de SU, já de si frequentemente deficitárias, são ainda agravadas pela necessidade de serem os elementos destas equipas a muitas vezes assegurem os transportes inter-hospitalares.

A falta de especialistas de outras especialidades no SU, como a ortopedia, condicionam uma ainda maior sobrecarga à equipa de Medicina

Dada a incompetência do governo e incapacidade do CA, não tem havido a capacidade de contratar e fixar os médicos necessários ao Hospital.

Para além disso, para se furtar a cumprir a lei e pagar horas extraordinárias (?), são criados artifícios de 80h em "bancos de horas” que por não estarem previstos na Lei desaparecem da contabilidade hospitalar.

Considerando a ausência de respostas eficazes aos alertas emitidos e o agravamento mantido da situação do Serviço de Medicina Interna, desde já se exige que pelo menos o INEM seja avisado destas situações. O aviso prévio e coordenação com as unidades do SNS com que o HDS necessariamente trabalha em rede é também fundamental para mitigar a sobrecarga com que a equipa de Medicina lida quase permanentemente.

Face ao exposto, os médicos de medicina interna começaram a entregar minutas de escusa de responsabilidade, tendo já sido atingidos os 80%.

O SIM exige respostas em vez de silêncio ensurdecedor.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
GNR e UCCF em ação de fiscalização a cidadãos estrangeiros
30/01/2026
Zona da Ribeira de Santarém condicionada ao trânsito
29/01/2026
Universidade Sénior de Tomar não marcou presença no Encontro Distrital de Walking Football devido tempestade Kristin
29/01/2026
Estrada de Alfange interdita ao trânsito e à circulação de pessoas
28/01/2026
Portugal vence França em Rio Maior
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
VMER de Santarém assinala 21 anos de serviço à comunidade
27/01/2026
Zona da Estação Ferroviária de Santarém condicionada ao trânsito
27/01/2026