A Mostra Nacional Jovens Criadores 2025 tem início esta sexta-feira, de 21 a 23 de novembro, a partir das 17h00, em Santarém.
A iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude, organizada pelo Gerador, apresenta em Santarém obras de mais de 130 jovens criadores. Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, marca presença a 23 de novembro na gala de entrega de prémios.
A Mostra Nacional Jovens Criadores (MNJC), uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), organizada pelo Gerador, leva a Santarém obras de mais de 130 jovens artistas de todo o país, selecionados a partir de um concurso que conta com jurados reconhecidos como o escritor Gonçalo M. Tavares, a artista Selma Uamusse ou a presidente da Lisbon Fashion Week, Eduarda Abbondanza.
Durante três dias, a cidade será o epicentro da criatividade jovem em Portugal, com uma programação que inclui uma exposição, concertos, cinema, performances de stand-up comedy, dança, teatro, e muito mais.
A MNJC decorre em vários locais emblemáticos da cidade, como o Convento de São Francisco, o Teatro Sá da Bandeira, a Igreja de São João de Alporão, o Mercado Municipal e os restaurantes Tascá e Central Santarém.
Dia 21 de novembro, às 17h, no Convento de São Francisco, inaugura a exposição “Arquitetura do Comum – Um lugar em construção: olhares sobre identidade, natureza, memória e futuros possíveis”, com obras de Arte Têxtil, Arte Digital, Cruzamento Disciplinar, Escultura, Fotografia, Pintura e Joalharia, seguida de visita guiada.
A MNJC é, desde 1997, o programa de promoção de novos criadores mais relevante em Portugal. Uma iniciativa do IPDJ, organizada pelo Gerador, com o apoio do Município de Santarém
A entrada é livre.
Fonte/Foto: IPDJ