Em
Jornal de Santarém

2023/04/18

Município de Santarém aprovou as melhores contas em vinte anos

Concelho

O presidente da Câmara de Santarém salienta que apesar da descida dos impostos municipais foi possível aumentar o investimento e reduzir a dívida da autarquia. PSD e PS, que têm um acordo de governação do município, salientaram o seu contributo para esse bom desempenho. O Chega não esteve na sessão.

O executivo da Câmara de Santarém aprovou na segunda-feira, 17 de abril, as contas de 2022, que apresentam uma diminuição da dívida em 5,9 milhões de euros, para os 36 milhões de euros, tendo o presidente do município afirmado que são “as melhores contas” desde 2002, quando foi introduzido o Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL).

O presidente do município, Ricardo Gonçalves (PSD), disse que as contas de 2022 devem “encher de orgulho”, por apresentarem os melhores rácios desde que entrou em vigor o POCAL, destacando que apesar da descida dos impostos municipais e do aumento do investimento, foi possível baixar a dívida, que, em 31 de dezembro de 2022, se situava nos 36 milhões de euros, estando atualmente abaixo dos 34 milhões. “Podemos prosseguir a redução de impostos municipais e prosseguir o investimento”, disse, salientando que atualmente a capacidade de endividamento do município é de 23 milhões de euros.

Numa reunião em que esteve ausente o vereador eleito pelo Chega, Pedro Frazão, por estar a participar nas jornadas parlamentares do partido, em Évora, sem ter sido substituído, os documentos foram aprovados pelos eleitos do PSD (quatro) e do PS (quatro), partidos que celebraram um acordo de governação na sequência dos resultados das autárquicas de setembro de 2021.

O vice-presidente da câmara e presidente da concelhia do PSD, João Teixeira Leite, disse que se hoje o município tem a capacidade de concretizar os seus sonhos porque tem havido uma “gestão rigorosa, capaz e eficiente dos dinheiros públicos”, referindo que “tem sido uma marca do PSD” ao longo dos últimos mandatos.

Para o vereador socialista Nuno Russo, os resultados de 2022 “já refletem um ano de governação conjunta” e de “partilha de responsabilidades”, que permitiram alcançar a “trilogia” referida por Ricardo Gonçalves, de redução de impostos, investimento e continuação da redução da dívida.

O executivo aprovou, ainda, a proposta de aplicação dos 6,6 milhões de euros do saldo de 2022, 900 mil dos quais vão reforçar em 10% as verbas atribuídas às juntas de freguesia do concelho, através do aditamento ao contrato interadministrativo, igualmente aprovado na reunião de 17 de abril.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Duas mulheres detidas por introdução em local vedado ao público
21/08/2025
Clube de Ténis e Padel de Santarém abre inscrições para a nova temporada
21/08/2025
AF Santarém | Revista Nacional | Resultado da semana
20/08/2025
Município inicia Projeto Piloto de Recolha de Resíduos Perigosos e Mini Ecocentros Móveis
20/08/2025
Direção da AAS reúne com staff para o arranque da nova temporada
19/08/2025
IX Troféu José Maurício CCAM Pernes e Alcanhões regressa a 31 de agosto
19/08/2025
Challenger Teqball League Santarém Cup regressa esta quinta-feira
18/08/2025
Hospital de Santarém promoveu sessão de sensibilização para a saúde mental
18/08/2025