Em
Jornal de Santarém

2025/03/24

Município de Santarém cria mais arborização e novos espaços verdes

Concelho

O Município de Santarém assinala “Dia Mundial da Árvore”, que se comemora a 21 de março, com o reforço da aposta no incremento da arborização e o desenvolvimento da estrutura arbórea, para além de dinamizar ações de sensibilização para demonstrar a importância das árvores na garantia da qualidade de vida das pessoas.
João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, lembra que “a árvore assume um lugar de relevo na paisagem urbana, já que confere benefícios de grande valor paisagístico, ambiental, social e cultural, fomentando o incremento da qualidade de vida e promovendo o bem-estar da população”.
O reforço da aposta na expansão das estruturas arbóreas é uma prioridade para o Município de Santarém, que tem em curso vários projetos e ações para cumprir as metas do aumento do número de espaços verdes, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da População. Em 2025, foi proposto e concretizado, pelos serviços municipais o projeto de “Arborização da Envolvente à Praça de Touros Celestino Graça”. Este bosque urbano tem como suporte a plantação de duas espécies próprias para as condições edafoclimáticas do Planalto, mais especificamente adaptadas a este local, sendo objetivo: A criação de dois terreiros arborizados através da plantação em malha de duas espécies, uma de grande porte que dará maior sombra e outra de menor porte que dará flor na altura das festas da cidade, através de duas malhas quadrangulares, da espécie Tília tomentosa (34 tílias) e da espécie Cercis siliquastrum (24 olaias). A criação de sebe arbórea junto à zona do Mercado Bimensal, com o mesmo tipo de espécie da que se encontra junto à vedação do Centro Escolar do Sacapeito, através da plantação da espécie Cupressus leylandii (74 uni). Execução de rede de rega gota a gota para a sustentabilidade e crescimento destas árvores também por administração direta.
Só em 2025, já foram plantadas, além das referidas no âmbito da requalificação do Campo Infante da Câmara, 65 árvores na gestão da estrutura arbórea da Cidade e 143 no âmbito da empreitada de rearborização. Uma aposta que vai estender-se com dezenas de plantações até ao final do primeiro semestre.
De referir que, as árvores proporcionam uma melhoria das condições microclimáticas e ecológicas, para além de reforçarem a escala, cor, texturas do enquadramento, tornando os espaços mais convidativos à vivência, nos “refúgios” da malha urbana. Por outro lado, amenizam o microclima e os efeitos dessas ondas de calor. O arrefecimento da temperatura, a diminuição da luminosidade e do ruído, para além do aumento da humidade relativa do ar. Uma aposta que fomenta o sequestro de carbono atmosférico e a depuração do ar com diminuição riscos de saúde. Uma estratégia que visa suportar o desenvolvimento da biodiversidade.
O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Em Portugal, celebrou-se pela primeira vez em 1974, tendo sido escolhida a data de 21 de março, o primeiro dia de primavera, à semelhança de muitos outros países do hemisfério norte.


Fonte/Foto: CM Santarém

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Três indivíduos detidos em flagrante por furto em anexo de residência
27/03/2025
Comemorações do 25 de Abril trazem nomes históricos ao concelho de Santarém
27/03/2025
Livro de receitas que contam histórias do passado apresentado no Pátio das Freguesias
26/03/2025
Quinta do Galinheiro reforça oferta de alojamento para estudantes do IPSantarém
26/03/2025
A DITADURA DAS PSEUDODEMOCRACIAS
25/03/2025
Esta terça-feira não perca Tony Carreira nas Festas de S. José
25/03/2025
Vencedores da condecoração do Município de Santarém
25/03/2025
AF Santarém vence no terceiro jogo contra a AF Leiria
24/03/2025