A apresentação oficial do NormIA - Assistente Virtual inovador baseado em Inteligência Artificial (IA) está agendada para esta sexta-feira, dia 16 de maio, na Loja do Cidadão – Espaço Empresa de Santarém, um dos pontos da Rede Descentralizada de Consulta de Normas. Esta iniciativa, que demonstra, uma vez mais, que o Espaço Empresa de Santarém é um espaço de referência, a nível Nacional, conta com a presença de representantes do Instituto Português de Qualidade - IPQ, do Município de Santarém e de entidades parceiras ligadas à inovação, normalização e desenvolvimento empresarial.
Durante a sessão, será realizada uma demonstração prática das funcionalidades do NormIA, permitindo conhecer de perto o seu potencial enquanto ferramenta de apoio à decisão e à conformidade normativa.
NormIA é um chatbot inteligente, disponível 24 horas por dia, que responde em tempo real e pode, por exemplo, esclarecer dúvidas sobre que normas se aplicam a um determinado produto ou serviço, ou ainda indicar quais as normas obrigatórias para cumprir com a legislação. Adicionalmente, NormIA pode contribuir para tornar os cidadãos e consumidores mais conscientes e informados. NormIA foi especialmente desenvolvido a pensar nas necessidades das Pequenas e Médias Empresas (PME) e de outros agentes económicos, para quem a normalização constitui um instrumento de competitividade, inovação e internacionalização. No entanto, o seu âmbito é mais vasto: ao democratizar o acesso à informação normativa, a ferramenta torna os cidadãos mais conscientes e informados.
Fonte/Foto: CM Santarém