Em
Jornal de Santarém

2025/07/02

Programação do in.STR 2025 Santarém de 09 a 12 de julho

Concelho

Na noite de quarta-feira, 9 de julho, pelas 22h00, será projetado o primeiro filme do realizador norte-americano, recentemente falecido, David Lynch, ERASERHEAD.

As sessões de cinema gratuito, repetem-se semanalmente às quartas-feiras, no Teatro Sá da Bandeira. É o ponto de partida para uma das obras mais singulares do cinema contemporâneo, primeira longa-metragem de David Lynch e um dos filmes de culto dos seus seguidores. Produzida com o apoio do American Film Institute e de amigos do realizador, é a história fragmentada e alucinatória de Henry Spencer. Henry vive numa cidade industrial, num cenário apocalíptico e fantasmagórico. A sua namorada, Mary X, convida-o, um dia, para jantar em casa dos pais e aí Henry descobre que ela deu à luz uma criança mutante. Depois de um casamento forçado, Mary X muda-se para o apartamento de Henry, mas acaba por abandoná-lo, a ele e à estranha criatura mutante que chora insistentemente durante a noite. E não nos esqueçamos da mulher que vive no radiador e canta "No Céu Tudo é Perfeito" (o título português do filme quando estreou em Portugal) e a sensual vizinha que vive do outro lado do corredor.
 

Dragão cuspidor de fogo vai invadir Santarém

Santarém vai ser invadida por um dragão metálico na noite de quarta-feira, 10 de julho, a partir das 22h00. O dragão parte das imediações da Loja do Cidadão e vai percorrer algumas ruas da cidade até terminar o seu passeio na Praça Velha (Praça Visconde Serra do Pilar).

Inserido no in.Circo – Festa das Artes de Circo, DRAK FLAMA é um espetáculo de circo de rua itinerante com um forte impacto visual e sonoro que não deixará ninguém indiferente à sua passagem. Inserido num cenário retro-medieval, com duas figuras de metal articuladas, o espetáculo conta com quatro artistas especializados que utilizam técnicas circenses para a manipulação de fogo real.

DRAK é um dragão articulado que se move em cima de um veículo de sobre rodas, com cinco metros de comprimento e três metros e meio de altura, de onde são expelidas labaredas e muito fumo. Os efeitos visuais com fogo são criados através de uma técnica de pirotecnia fria e de iluminação led, acompanhadas por música saída de colunas de som com uma potência de cerca de 3000W.

Por seu turno, VULCANO é uma outra estrutura móvel de dois metros e meio, de onde saem igualmente labaredas, com efeitos espaciais e iluminação led.

O espetáculo foi concebido pela companhia espanhola Teatrapo Producciones, um grupo de artistas sedeado na cidade Villanueva de la Serena, na província de Badajoz, na região da Extremadura espanhola.

Espetáculo de novo circo chega a Santarém

O Largo d0 Seminário (Praça Marquês Sá da Bandeira) recebe na noite de sexta-feira, 11 de julho, a partir das 22h00, o espetáculo HEQET, inserido no in.Circo - Festa das Artes de Circo.

Pela primeira vez em Santarém, HEQET é um espetáculo de circo contemporâneo que se apresenta num espaço único e desprovido da realidade. Os heqets, personagens originadas nas 10 pragas do Egito e lançadas ao mundo para o destruir, evoluíram até à atualidade criando uma espécie de ‘máfia’ que se dedica a ir contra o objetivo da sua criação e curar o planeta terra que se encontra em vias de destruição. As suas atividades são submetidas de forma oculta através de uma estratégia de infiltração no mundo humano com o objetivo de alterar o futuro do mesmo.

O espetáculo foi criado pela Companhia Absurda, uma associação cultural sediada em Vila Nova de Famalicão, fundada por uma geração de autores cénicos fortemente comprometidos e empenhados, que tem como objetivo ser uma estrutura de pesquisa contínua, de investigação e criação artística de circo contemporâneo.

Visita guiada ao Bairro do Pereiro com Vera Duarte

Na manhã de sábado, 12 de julho, a partir das 9h30, vai realizar-se uma visita guiada ao Bairro do Perreiro, com Vera Duarte, guia turística do Município de Santarém. O passeio ‘Santarém Bairrista, Visita Guiada: O bairro do Perreiro’ tem início no Largo do Cemitério (Largo dos Capuchos), e terá a duração de duas horas. A visita tem por objetivo dar a conhecer a história de um dos mais antigos bairros de Santarém, percorrendo as travessas e ruelas do Bairro do Pereiro, até ao término da excursão, que terá lugar junto do Convento das Capuchas. É aconselhável o uso de calçado confortável, estando a visita ap0ntada para um máximo de 50 participantes. As inscrições podem ser efetuadas para o endereço de correio eletrónico: 
 

Sessão de gastronomia para famílias

Na manhã de sábado, 12 de julho, a partir das 10h00, o Largo do Seminário (Praça Marquês Sá da Bandeira) será palco para a iniciativa ‘Era Uma Vez na Cozinha… Pais e Filhos à Mesa’, com a presença especial de Gastão, participante do Master Chef e colaborador do programa televisivo, Cozinha Feliz.

A ação destina-se a um máximo de 12 participantes, que vão preparar em conjunto uma receita saudável de pequeno-almoço. Durante a atividade, os participantes serão convidados a cortar, mexer, amassar e montar os pratos, sempre com foco na interação entre pai/mãe e filho.
 

Aula de yoga aos sábados de manhã no Jardim Portas do Sol

Na manhã de sábado, 12 de julho, a partir das 11h00, realiza-se uma Aula de Yoga no relvado do Jardim Portas do Sol, aberto a todos os interessados em participar. Estas sessões semanais contam com a colaboração e coordenação da AMA - Associação Movimento Aberto/FPY - Federação Portuguesa de Yoga.
 

Dança, música e tradições populares nas manhãs de sábado

Na manhã de sábado, 12 de julho, a partir das 11h00, as ruas do centro histórico vão ser percorridas pelo Rancho Folclórico D’Atalaia, de Almoster, no âmbito do projeto in.Tradição, que decorre aos sábados de manhã, entre 20 de junho e 20 de setembro. O desfile folclórico passa pelo Largo do Seminário, Rua Capelo Ivens, Rua 1.º de Dezembro, Praça Velha, Rua Serpa Pinto, terminando no Largo do Seminário.

Esta programação acontece desde 2016, sendo dinamizada pela Fundação Inatel com o objetivo de envolver os Centros de Cultura e Desporto (CCD) da região que trabalhem na área da etnografia, da música tradicional e na salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
 

Palhaços vindos do Brasil descobrem Santarém e Xartinho

Vinda do Brasil, a c0mpanhia CIA DOS PALHAÇOS visita a região pela primeira vez, como parte do in.Circo - Festa das Artes de Circo, onde atua em dose dupla, com dois espetáculo diferentes.

No sábado, 12 de julho, a partir das 18h00, a Casa do Brasil recebe a visita do grupo com o espetáculo DESLADY, uma atuação a solo de palhaçaria feminina através de uma livre adaptação da peça Macbeth de William Shakespeare. O enredo acompanha uma palhaça apaixonada por dramas, que resolve montar sozinha a tragédia de Shakespeare, conhecendo apenas a personagem feminina Lady´’, companheira do protagonista sanguinário. Durante o percurso da montagem, a artista depara-se com inúmeras dificuldades, tentando sempre manter o equilíbrio. Até que se deixa dominar pelo poder da Lady Macbeth e fica à beira da loucura. Para se reerguer, recorre à força feminina e ao seu próprio poder.

No mesmo dia, sábado, 12 de julho, o grupo atua ainda na aldeia do Xartinho, em Alcanede, a partir das 21h30, na Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Xartinho. Aqui, a companhia brasileira apresenta CABARET SÓ DELAS, um espetáculo onde se acompanha um encontro de mulheres que se juntam para criar uma noite de arte e diversão. No Cabaret Deslady's encontra-se música, circo e performances que celebram a criatividade e a individualidade de cada artista.

A CIA DOS PALHAÇOS é um grupo de circo-teatro-música cuja pesquisa se foca na arte da palhaçaria, do circo, da comicidade, da música e da improvisação. O grupo nasceu em 2004 e, hoje, é formado por três artistas: Eliezer VanderBrock, Felipe Ternes e Nathalia Luiz. Os seus espetáculos têm temas bem distintos, desde a comédia musical, até adaptações de obras clássicas de William Shakespeare, Miguel de Cervantes ou Molière.
 

Acrobacias aéreas no Jardim da Liberdade

Na noite de sábado, 12 de julho, o Jardim da Liberdade recebe a visita de mais um evento inserido no in.Circo - Festa das Artes de Circo. A partir das 22h00, NUMB toma conta do espaço e apresenta um espetáculo de rua multimédia e multidisciplinar, assente numa estrutura cénica de grande escala, com recurso a videomapping e a disciplinas como o teatro físico e a acrobacia aérea, fazendo uso de instrumentos não convencionais. O elenco, também multidisciplinar, combina atores com bailarinos e acrobatas.

Em NUMB (entorpecido, apático) reflete-se sobre as causas da apatia e da dormência social. Pretende-se com esta criação refletir sobre uma apatia social, vista como um vírus, algo que parece aniquilar a humanidade como hoje a entendemos. O espetáculo coloca-nos diante da dormência e indiferença generalizada, numa espécie de armadilha mental, sem passado nem futuro, um permanente inferno do igual, que nos encerra em múltiplas e repetidas perceções de uma realidade, da qual, aparentemente, não se consegue escapar.
 

Artes eletrónicas em exposição na Casa do Brasil e no Centro Cultural Regional de Santarém

Com curadoria do coletivo ArteCódigo.pt, a mostra CALCULAR NA AREIA 4 (CICLO DE EXPOSIÇÕES), pode ser visitada na Casa do Brasil, onde se encontra patente de terça-feira a sábado das, 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e também no Centro Cultural Regional de Santarém, onde pode ser visitada entre segunda e sexta-feira, das 14h30 às 18h30, e aos sábados entre as 10h00 e nas 13h00.

 

Fonte/Foto: CM Santarém

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Programação do in.STR 2025 Santarém de 09 a 12 de julho
2/07/2025
Radares da PSP | Santarém | julho 2025
2/07/2025
A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA: UM PILAR
1/07/2025
Município apresenta resultados financeiros de 2025 com melhorias face a 2024
1/07/2025
Laranja Mecânica recebe medalhas e troféu de vencedor da Taça Enc. Juvenis Futsal
1/07/2025
Afonso Maia dirigiu Final da Liga de Prata no Torneio Lopes da Silva
30/06/2025
ULS Lezíria promove Reunião Científica da Cardiopneumologia
30/06/2025
Projeto FICA apresenta resultados no Centro Educativo e de Solidariedade Social
27/06/2025