O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Santarém realizou uma Cerimónia de Cedência de Instrumentos Musicais ao Conservatório de Música de Santarém, a que se seguiu uma Cerimónia de Imposição de Condecorações.
As cerimónias decorreram no passado dia 4 de dezembro, pelas 10H30, no Salão Nobre do edifício do Comando, e foram presididas por Sua Excelência, o Diretor Nacional da PSP, que homologou o protocolo intermediado pelo Comando Distrital de Santarém, e estabelecido entre a Banda Sinfónica da PSP e o Conservatório de Música de Santarém, ofertando àquele estabelecimento de ensino, de forma graciosa, alguns instrumentos musicais em fim de vida, mas ainda úteis para a aprendizagem de alunos, que assim deixam de suportar os encargos com tais equipamentos. A presente doação insere-se na estratégia da PSP enquanto Polícia Presente pela Proximidade e Próxima na Segurança, vincando o seu papel cada vez mais relevante na sociedade portuguesa.
Em cerimónia subsequente, foram ainda impostas condecorações a alguns polícias do Comando Distrital, com as medalhas de assiduidade de duas e três estrelas, correspondentes a 20 e 30 anos de serviço, respetivamente, e com as medalhas de comportamento exemplar, graus ouro e prata, correspondendo respetivamente a 25 e 15 anos de conduta exemplar, ao serviço da PSP. Foi ainda atribuída uma medalha de serviços distintos, uma medalha de mérito de segurança pública e uma medalha de mérito e valor policial, esta última concedida ao ex-Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Diamantino Duarte, como reconhecimento pelos serviços prestados à PSP e ao Comando Distrital, em diversos domínios, quer na sequência das intempéries que se abateram sobre parte do edificado, quer pela disponibilidade permanente que sempre o caracterizou, para acorrer a qualquer solicitação, em nome da União de Freguesias.
As cerimónias foram abrilhantadas pela atuação do aluno Nuno Sasseti, do Conservatório de Música de Santarém, que interpretou uma peça para flauta transversal, como intermezzo, e contaram com intervenções por parte do Exmo. Senhor Comandante Distrital de Santarém, Superintendente Luís Serafim, do Senhor Vice-Presidente do Conservatório de Música de Santarém, Dr. Pedro Oliveira, e de Sua Excelência, o Diretor Nacional da PSP, Superintendente-Chefe Luís Carrilho.
Fonte/Foto: PSP Santarém