O Rugby Clube de Santarém (RCS) garantiu, no passado sábado, 14 de janeiro, uma importante vitória, frente ao Caldas Rugby Clube (CRC), na 1ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão.
O confronto entre o RCS e CRC é já um clássico nacional e, mais uma vez, foi jogado num clima de grande desportivismo e respeito e com uma excelente arbitragem que acompanhou um jogo impróprio para cardíacos, jogado com grande intensidade e com muito público a assistir.
O RCS cedo se adiantou no marcador, através dos pontapés do internacional brasileiro Rafael Morales, e com o ensaio do estreante a titular Francisco Quintela chegou aos 20 minutos de jogo a vencer por 13-3.
A equipa das Caldas, que nunca baixou os braços, ainda conseguiu reduzir para 13-10 passados alguns minutos, mas a equipa escalabitana, que jogou um rugby de altíssimo nível, voltou a acelerar o jogo e voltou a marcar um ensaio, com a assinatura de Matheus Daniel, o internacional brasileiro, que este ano é treinador/jogador do RCS, e fixou o resultado ao intervalo em 20-10.
Na 2ª parte o Caldas entrou muito forte e com o Rugby Clube de Santarém a acusar algum nervosismo, a equipa pelicana reduziu a diferença. Contudo, nos últimos 20 minutos do jogo, o RCS voltou a controlar o encontro e ampliou a vantagem, colocando o resultado final em 26-18.
O próximo jogo do Santarém é já no domingo, dia 22, em Guimarães, frente a equipa local.
Realce que o RCS está no grupo que disputa o título de campeão nacional e subida de divisão e que é composto, para além do Santarém, pelas equipas de Caldas da Rainha, Arcos de Valdevez, Montemor Novo, Évora e Guimarães.