No âmbito da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia (EU) 2030 e da ambição da Lei do Restauro da Natureza, que reforça o compromisso com a valorização do património ambiental, através de uma cidadania ativa nas questões ambientais, o Município de Santarém apresenta, na Casa do Ambiente, três exposições e um momento de ativação, ao longo do mês de maio de 2025. Uma mostra que serve para assinalar ainda a efeméride “Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras” (#SEI2025), de 3 a 11 de maio, e o ”Dia Internacional da Biodiversidade”, que se comemora a 22 de maio.
A Palestra “Estratégia RHIOS_ INVACrustacea”, tem lugar no sábado, 10 de maio, pelas 10 horas, na Casa do Ambiente, e visa consciencializar a sociedade, sobre a importância da preservação da Biodiversidade autóctone e aumentar a Literacia Ambiental sobre as espécies exóticas invasoras que invadem os Recursos Hídricos do Concelho de Santarém.
O Programa RHIOS apresenta na Casa do Ambiente uma exposição itinerante “Um Olhar Sobre as Zonas Húmidas”, cedida pelo CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo), contemplando 15 painéis relativos a insetos caraterísticos de habitats de zonas húmidas.
Fonte/Foto: CM Santarém