O 107º aniversário da Batalha de La Lys foi assinalado, junto ao monumento do Soldado Desconhecido no Jardim Portas do Sol, numa iniciativa organizada pela Liga dos Combatentes - Núcleo de Santarém.
Decorreram na quinta-feira, dia 10 de abril, as comemorações que assinalam o 107.º Aniversário da Batalha de La Lys, materializada na cerimónia evocativa do Dia do Combatente, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
Presididas pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, as comemorações incluíram uma Celebração Eucarística, a tradicional Cerimónia Militar e a sentida Cerimónia de Homenagem aos Mortos, junto ao Túmulo do Soldado Desconhecido, na Sala do Capítulo
Desde 1921, os corpos de dois Soldados Desconhecidos — mortos na Flandres e em África — repousam no Mosteiro da Batalha, simbolizando o sacrifício heroico do Povo Português nesses teatros de operações, em sinal de eterno respeito por todos os que tombaram no cumprimento do dever.
Preservar este legado é mais do que um dever institucional — é um compromisso eterno com os valores que nos unem e com a História que nos define. Como guardião da memória nacional, o Exército Português continua a honrar todos aqueles que, com coragem e sentido de missão, deram o melhor de si em defesa da Pátria e do Povo Português.
Fonte/Foto: Exército Português’Post