Natural de Riachos, no concelho de Torres Novas, Duarte da Graça é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa, e mestre em Ciências Militares pela Academia Militar. Possui uma pós-graduação em Criminologia pela Universidade Lusíada, uma pós-graduação em Estudos e Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa, uma pós-graduação em Direito e Segurança, uma pós-graduação em Informações e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa, uma pós-graduação em ciências militares e policiais e uma pós-graduação em segurança e defesa pelo Instituto Universitário Militar.
Está no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana desde 1996, tendo desempenhado diversas funções, entre elas chefe de Secção no Estado Maior do Comando Territorial de Santarém; chefe da Divisão de Contrainformação e Segurança, na Direção de Informações; comandante do Destacamento Territorial de Tomar; comandante de Companhia e docente na Academia Militar; e comandante de Pelotão de intervenção – Força Multinacional de Estabilização do Iraque.
Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.
O Comando Territorial de Santarém é responsável pelo cumprimento da missão da GNR em todo o distrito, tendo a seu cargo uma área com um total de 6.541 km2 e a responsabilidade da segurança de 365.108 habitantes.
Integram o dispositivo do Comando Territorial de Santarém cinco Destacamentos Territoriais, um Destacamento de Trânsito e um Destacamento de Intervenção, articulados em 26 Postos Territoriais, dois Postos de Trânsito, um Pelotão de Intervenção, uma Secção Cinotécnica e uma Esquadra de Cavalaria.
A tomada de posse está marcada para esta terça-feira 4 de outubro, nas instalações do Comando da Unidade, em Santarém, numa cerimónia que será presidida pelo comandante-geral da GNR, tenente-general Rui Clero.