Para já, a União está no primeiro lugar, com os mesmos pontos do Pêro Pinheiro e mais um ponto que o 1º de Dezembro, mas enquanto estas duas equipas ainda vão disputar mais uma partida e podem somar mais um ou mais três pontos, a formação ribatejana já não jogará mais, uma vez que na última jornada iria defrontar o Rio Maior SC, equipa que desistiu da prova.
Assim, a União terá de esperar que Pêro Pinheiro (vai a Mortágua) e 1º Dezembro (recebe o Coruchense), pelo menos um deles perca o seu jogo, sendo que se o 1º Dezembro empatar, o resultado também serve para a equipa escalabitana ficar num dos dois primeiros lugares.
Voltando ao jogo de hoje, frente ao Marinhense, Gonçalo Tavares (46’), Juan San Martim (55’), Franco Almara (83’) e Rafa Pinto (90+4’ gp) marcaram os golos da União.
Quanto aos adversários, o Pêro Pinheiro recebeu e venceu em casa o União da Serra por 3-1 (jogo à porta fechada), enquanto o 1.º Dezembro venceu 1-0 no campo do vizinho Sintrense.
A outra equipa ribatejana em prova, o Coruchense, perdeu em casa com o Mortágua, por 4-2, e ficou automaticamente despromovida aos distritais, podendo, no entanto, ter ainda um papel importante na classificação da União de Santarém se no domingo ganhar ou empatar em Sintra.
A União de Santarém mantém intacto o sonho de aceder à fase de subida do Campeonato de Portugal em futebol, embora esteja dependente dos resultados que os seus adversários directos conseguirem na última jornada da fase regular. Os escalabitanos somam 48 pontos, tantos como o Pêro Pinheiro e mais um que o 1º de Dezembro, só que já terminaram a prova e têm agora que aguardar o acerto de calendário. O Pêro Pinheiro vai ao terreno do já descansado Mortágua, enquanto o 1º de Dezembro recebe o já despromovido Coruchense.
Os homens de Coruche ficaram com o destino traçado no sábado, ao perderem em casa por 4-2 com o Mortágua, adversário directo na luta pela fuga à despromoção na Série C. O Coruchense tem 30 pontos e a equipa mais próxima, o Sintrense, já está cinco pontos acima na tabela. Na fase regular do Campeonato de Portugal os dois primeiros de cada série de 14 equipas disputam a fase de subida. Os seis últimos são despromovidos aos distritais. Refira-se que o Rio Maior SC, a outra equipa do distrito de Santarém no campeonato, foi desclassificada a meio da prova após os seus jogadores terem faltado a dois jogos seguidos devido a salários em atraso.