A sessão solene de “Outorga de Condecorações do Município de Santarém”, integrada nas Festas de São José, teve lugar no domingo, 23 de março, pelas 10h30 no Convento de São Francisco. Uma cerimónia dividida em três categorias: Medalha de Mérito, Medalha de Prata e Medalha de Ouro, para condecorar 25 personalidades que distinguiram no ser percurso profissional e que ajudaram a elevar o nome de Santarém.
Na sua intervenção, João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), afirmou que “as medalhas que hoje entregamos são símbolo de mérito e distinção, mas também de um compromisso com valores que definem a identidade de Santarém: o esforço, a perseverança, a inovação e o serviço à comunidade. Quer seja na cultura, na arte, no desporto, na educação, na ciência, no associativismo ou na solidariedade, os homenageados deste dia deixam uma marca indelével no nosso concelho e na vida das pessoas que aqui vivem”.
O Presidente da CMS, lembrou que “este percurso só é possível porque temos pessoas excecionais que fazem a diferença todos os dias – pessoas como aquelas que hoje homenageamos. Os vossos percursos são inspiradores e demonstram que o sucesso e o impacto positivo na sociedade não são obra do acaso, mas sim o resultado do compromisso, da entrega e da paixão pelo que se faz. Por isso, hoje não celebramos apenas conquistas individuais. Celebramos um espírito coletivo de superação e de progresso. Celebramos Santarém e o futuro que, juntos, estamos a construir”, concluiu.
𝗠𝗘𝗗𝗔𝗟𝗛𝗔 𝗗𝗘 𝗢𝗨𝗥𝗢
Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes
Na oportunidade da celebração do centenário da criação do núcleo de Santarém, reconhecendo o compromisso e a dedicação à causa dos ex-combatentes e à preservação da memória coletiva daqueles que muitas vezes com grande sacrifício, serviram o país
Armando Marecos Ferreira, a título póstumo
Fundou a empresa Marecos Lda., inicialmente em Angola e depois em Tremês, especializada no frio industrial. Mais tarde, cria a Olitrem, inicialmente dedicada à extração de óleos vegetais para a perfumaria, viria depois a dedicar-se à indústria de refrigeração. A empresa exporta hoje os seus produtos para cerca de 40 países dos quatro continentes.
Ivo Cruz Marques
Dotado de verdadeiro espírito empreendedor, viveu boa parte da sua vida em viagem. Entre nós, fundou o Hotel de Charme “Quinta da Amieira” e na ótica social, a Fundação Cruz Marques, que reabilitou como Centro Social uma antiga escola do primeiro ciclo e criou a residência sénior Francisca Cerejo, em homenagem a sua avó.
Albino Manuel Cristino Maria, a título póstumo,
Por uma vida dedicada ao desporto, enquanto praticante, técnico, gestor e dirigente, com obra marcada pela passagem pela direção do Estádio 1º de Maio, Estádio Nacional, Complexo desportivo do Jamor e do Instituto do Desporto de Portugal.
Eulália Maria Teigas Marques, a título póstumo,
Uma mulher de espírito livre, humanista, e de fortes afinidades culturais, acérrima defensora do património cultural escalabitano que tinha grande prazer e competência em mostrar e ensinar, particularmente na Escola Superior de Educação de Santarém.
Ricardo Luís Costa
Por uma vida dedicada ao poder autárquico local, com cerca de quarenta e três anos permanentemente no ativo, o que faz dele o mais antigo autarca em funções desde 1974.
𝗠𝗘𝗗𝗔𝗟𝗛𝗔 𝗗𝗘 𝗣𝗥𝗔𝗧𝗔
Luís Sousa e Silva
Pela sua dedicação e investimento na dimensão desportiva da medicina, com prática de trabalho em diversos clubes escalabitanos, onde a sua participação tem sido uma constante.
𝗠𝗘𝗗𝗔𝗟𝗛𝗔 𝗗𝗘 𝗠𝗘́𝗥𝗜𝗧𝗢
Rugby Clube de Santarém
na oportunidade do seu 30º aniversário, pelas três décadas de dedicação ao desporto, mobilizando para esse fim a juventude escalabitana.
Vai receber a medalha Eng.º Nuno Serra, Presidente do Rugby Clube Santarém.
Professor Fernando Rita
Pela sua brilhante intervenção enquanto investigador e divulgador da história militar, com destaque para a dimensão local e regional
José António Narciso Ramos
Pela sua intensa atividade teatral, de grande qualidade e inovação, desenvolvida ao longo de décadas, com destaque para os grupos Ribalta e Veto Teatro Oficina do Círculo Cultural Scalabitano, bem como para o seu papel enquanto um dos fundadores da APTA – Associação Portuguesa de Teatro de Amadores e do Centro Cultural Regional de Santarém.
José Manuel Vieira Rodrigues
Pela sua intensa atividade teatral, com larga expressão no tempo, com destaque para os grupos Companhia de Teatro de Santarém, e Centro Dramático Bernardo Santareno.
Carlos Alberto Silva Oliveira, a título póstumo
Pela sua intensa atividade teatral, desenvolvida ao longo de décadas, com destaque para ter sido um dos promotores da modernização do teatro na Região de Santarém, estando ligado à fundação da Associação Regional de Santarém de Teatro de Amadores e passando por grupos como o Veto Teatro Oficina, o TACC Teatro de Amadores Combate do Cartaxo e o Teatrinho e Teatrinho de Santarém.
José Quaresma
Por uma vida de dedicação às artes visuais, com expressão nacional e internacional, à investigação em Arte, bem como à curadoria e ao ensino superior de artístico. Em 2024 coordenou a programação do projeto Chiado, Carmo, paris. Os Caminhos de Salgueiro Maia, integrado nas Comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
Mário Rodrigues, a título póstumo
Pela sua intensa atividade artística, no campo da pintura, escultura, gravura, cerâmica, entre outras expressividades artísticas, sendo um dos fundadores da linha de programação In.Artes do projeto In.Santarém, do grupo Perspetivas, e do Pictorin – Encontro Internacional de Artistas Plásticos de Santarém
Maria Fernanda de Jesus Narciso
Pela sua intensa atividade artística, tanto no domínio das artes visuais, com expressão nacional e internacional, nomeadamente na Polónia, Alemanha, Sérvia e Bielorrússia, como no do teatro, com extensa escrita, direção, representação e encenação e intervenção nos grupos Veto Teatro Oficina e Centro Dramático Bernardo Santareno
Mário Tropa Alves
Por uma profícua obra plástica com mais de cinco décadas, assente em narrativas deixadas para forçar o observador a construir a sua própria narrativa. Professor, influenciou décadas de artistas, na construção da sua própria expressão e criatividade.
Carlos António Pereira Amado
Por uma vida dedicada às artes, com uma obra consistente e que se destaca claramente, pela sua singularidade e diversidade: pintura, gravura, serigrafia, fotografia, Cinema de Animação e teatro, tendo sido o mentor da linha de programação In.Artes do projeto In.Santarém, e um dos fundadores do grupo Perspetivas.
João Madeira
Por uma vida dedicada à música e à sua promoção, ajudando jovens músicos, escrevendo música para inúmeras peças de teatro e entre outras ações, integrando formações musicais com: Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, Carlos Mendes, Carlos Guilherme, Custódio castelo, Dany Silva, Manuel João Vieira, Rita Guerra, Náná Sousa Dias, José Cid e Padre José Luis Borga.
David Antunes
Cantor, compositor e pianista, integrou durante seis anos o programa da RTP 1 “5 para a meia noite” e depois o programa “Agora Nós” e em janeiro de 2021 vence a final do programa “A Tua Cara não me é Estranha” também da RTP. Tem presença permanente em concertos em todo o país.
Jorge Duarte Hipólito Sá, a título póstumo
Professor universitário de arquitetura, dedicou a sua vida a par da arquitetura às artes, com destaque para a ilustração e para o cinema, tendo realizado inúmeros filmes, onde para além de outros temas, o lendário escalabitano teve particular relevância.
Eliseu Frazão
Personalidade que se distingue pelo forte espírito empreendedor, fundou em 1999, a empresa Fravizel que em 2021 e 2023 foi a empresa industrial Portuguesa com mais patentes apresentadas e em 2023 já exportava para mais de 60 países.
José dos Santos Luís
Empresário muito empreendedor, criou a empresa PEDRAMOCA e depois a MOCAPOR, assim operando em todo o circuito da cadeia de valor do setor da pedra. Atualmente com cerca de 80 trabalhadores, o grupo exporta para mais de 40 países.
José de Lourdes Alexandre Silva, a título póstumo
Líder nato, que se afirmou ao longo da vida profissional, tem na criação e afirmação do Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira a sua obra maior. Uma obra reconhecida e um legado que continua a beneficiar gerações.
Vai receber a medalha a sua esposa Maria Antónia Silva e seus filhos Alexandra e Tiago.
Maria do Céu Dias
Psicóloga clínica, professora universitária e orientadora pedagógica na Escola Superior de Educação de Santarém, teve na instalação do 8º Centro da APPACDM, em quinta no Vale de Santarém, um papel fundamental, reunindo vontades de instituições e de particulares.
Padre António Martins Pereira
Formado no seminário Monfortino de Fátima, fez estudos filosóficos em França e teológicos em Itália. Possuidor de uma profunda sensibilidade social que se manifesta em múltiplas obras sociais por si iniciadas e noutras tantas que dinamizou, é um verdadeiro empreendedor social.
Fonte/Foto: CM Santarém