A equipa vitoriana de sub-15 carimbou a passagem à Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional da categoria, garantindo simultaneamente, logo em janeiro, a permanência em 2023/24 naquela que é a principal competição desta faixa etária em Portugal.
O feito foi consumado na última ronda da 1.ª Fase, disputada no passado domingo, fruto de um brilhante triunfo por 4-3 na deslocação decisiva ao reduto do GMDUP Azeitão, onde de resto, desde 2019, o emblema azul e branco não tinha logrado pontuar.
Duda, com um bis, Tiago Martins e Ricardo Martins foram os autores dos golos que valeram à turma orientada por Ivo Costa o 4.º lugar na Série Sul da prova, com 21 pontos, apenas atrás dos incontornáveis e poderosos clubes da Associação de Futebol de Lisboa, Sporting CP, SL Benfica e Leões de Porto Salvo.
A estes juntam-se agora os emblemas apurados da Série Norte, ADCR Caxinas e AM Granja (AF Porto), ADC Nogueiró e Tenões (AF Braga) e CS São João (AF Coimbra), lote do qual sairá o campeão nacional 2022/23. O sorteio da fase final realiza-se hoje, terça-feira, na Cidade do Futebol.
Este é, de resto, mais um capítulo histórico para o próprio futsal do distrito de Santarém, que continua a ter no Vitória Clube de Santarém o único representante nas competições jovens nacionais, como conta agora com um emblema entre os 8 melhores do país no escalão de sub-15.
A elite do futsal nacional passa por Santarém.