O Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém – ESGTS recebeu, na passada quarta-feira, dia 12 de março, o Workshop “Pontes Atlânticas Mercosul, União Europeia e PALOPs”m organizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, e que conta com a parceria da Câmara Municipal de Santarém e do Instituto Politécnico de Santarém - IPS. Carlos Martinho, Vereador com o Pelouro do Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo e Captação de Investimento, no Município de Santarém, participou na sessão de abertura, juntamente com Pedroso Leal, Presidente da Direção da NERSANT, João Moutão, Presidente do IPS, Paulo Marques, Diretor Executivo da Agência Invest Ribatejo e Sérgio Cardoso, Diretor da ESGTS.
Este workshop, dedicado ao Acordo entre a União Europeia e o Mercosul, ainda pendente de ratificação e que necessita de aprovação de pelo menos quinze (15) dos estados membros, mas pela pressão americana de darem menos atenção à Europa, será fechado em 2025,tem como objetivo preparar os empresários europeus, portugueses e ribatejanos para as oportunidades e desafios que este acordo trará.
Carlos Martinho, referiu que a Câmara Municipal de Santarém “está de portas abertas para atrair mais investimento” e aproveitou a oportunidade para, a título de exemplo, lembrar que “o nosso Presidente, Dr. João Teixeira Leite, está neste momento, em Cannes, a participar na maior e mais relevante feira do setor imobiliário mundial, a Feira MIPIM, em Cannes, que reúne investidores, promotores e agentes do mercado imobiliário internacional, de forma a dar a conhecer o nossos território e, consequentemente, aumentar a estratégia municipal de atração de investimento”.
Na sua apresentação, sobre “O Papel Catalisador do Município: Fomentando Conexões Transatlânticas”, o Vereador do Município de Santarém, recordou que “o Município de Santarém tem um Espaço Empresa, criado em parceria com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., a AMA - Agência para a Modernização Administrativa e a AICEP - Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal, que tem como objetivo dar resposta e desburocratizar e poupar tempo útil às empresas, sediadas no município de Santarém, para além de potenciar o desenvolvimento económico e social do Concelho. Este serviço concentra num único balcão, respostas de diversos organismos da administração central e local”.
Nesta iniciativa que pretende ainda ajudar os empresários da região a serem mais eficazes e a ganharem vantagens competitivas, vão ser abordadas algumas oportunidades entre Portugal e África, atendendo a que alguns empresários têm ligação aos PALOPs.
Fonte/Foto: CM Santarém